Waiting on the world to change…

It’s hard to beat the system
When we’re standing at a distance
So we keep waiting
Waiting on the world to change

– Waiting on the world to change, John Mayer-

Ser irmã mais velha é ser mãe também, é cuidar muito, é se preocupar muito e brigar mais do que tudo. Eu lutaria uma guerra sozinha, só com uma flor na mão, pela minha Mari. Ela mudou pra melhor minha forma de ver o mundo e despertou em mim um amor que eu não sabia que existia. Mas o objetivo desse texto não é a melação de falar do amor pela minha irmã e tudo mais. Eu quero falar mesmo da minha indignação e do meu sentimento materno que hoje falou mais alto. Andar pelas ruas do Rio significa ter que lidar com todo tipo de informação visual, tanto as lindas e muitíssimo agradáveis, quanto as imundas e dignas de pena. Dentro dessa segunda categoria se inserem os moradores de rua, e sim, eu tenho pena deles. Mas hoje a cena que eu vi foi diferente e me tocou de forma diferente também. Ver uma mãe sentada no chão da rua com um filho no colo pedindo dinheiro na porta de uma pizzaria na qual entravam outros pais pra alimentarem seus filhos me fez pensar “que porra de país é esse?”.Cadê a pátria mãe que de gentil não tem tido nada? Cadê toda a magia da terra roxa para dar de comer para essas crianças que são o futuro desse país? Acho clichê colocar a culpa de tudo no governo, e é justamente por isso que eu gostaria muito de entender o que acontece. Eu olhei nos olhos daquela criança, olhei mesmo, fundo, encarei aquele rostinho. E pior do que enxergar ali uma expressão de dor foi não enxergar nada, não havia nada ali. Ninguém percebe o que está acontecendo. Eu sempre dei muito valor ao sonho, acho que junto com o amor eles formam o sentido da nossa vida. E é aí que eu me pergunto: será que essa criança tem sonhos? Será que ela sabe que ela tem esse direito?  Eu quis poder pegá-la no colo e garantir que ela teria um futuro lindo, eu quis poder fazer um carinho nela, eu quis e muito poder lembrar que ela tinha o direito de sorrir. Naquele instante eu quis poder mudar o mundo por ela.

Deixe um comentário